Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

sábado, 16 de outubro de 2010

Queres saber mais? Anda daí!

    Queres te informar acerca do dia-a-dia destas pessoas e não sabes como? Problema resolvido! Aqui, obtens todas as notícias que queres diariamente. 

     Mesmo assim não te encontras satisfeito? Então apoia as associações portuguesas que combatem todos os dias para uma igualdade, por muito pequena que ela seja, elas dedicam-se para viverem numa comunidade mais saudável.



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6 comentários:

  1. A deficiência é:
    “é uma situação intrínseca que se define em termos anatómicos, ou seja constitui uma perda ou anomalia transitória ou definitiva de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica”(OMS, 1980)

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  2. “A história da deficiência (…) não é um conhecimento do qual a Humanidade se possa
    orgulhar do ponto de vista dos direitos humanos” (Morato, 1995)
    Ao longo da História, várias são as histórias de segregação e rejeição das pessoas com
    deficiência: selecção ao nascimento,apedrejamento, institucionalização, prisão,escola especial…

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  3. Liliana Maciel Lima (docente Educação Especial)19 de outubro de 2010 às 16:36

    Legislação “Deficiência/Educação”

    1986 – Lei n.º 46/86 de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo) – vem “assegurar às crianças com necessidades educativas específicas, designadamente, as deficiências físicas e mentais, condições adequadas ao seu desenvolvimento e pleno aproveitamento das suas capacidades”

    1991 – Decreto-Lei n.º 319/91 de 23 de Agosto – “abertura da escola a alunos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de «escolas para todos»”

    1994 – Declaração de Salamanca – “todos os alunos aprenderem juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem” (UNESCO, 1994)

    2008 – Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro – “a educação inclusiva visa a equidade educativa, sendo que por esta se entende a garantia de igualdade, quer no acesso quer nos resultados”

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  4. Liliana Maciel Lima (docente Educação Especial)19 de outubro de 2010 às 16:38

    Parabéns pelo blog e pela ideia de alertar para os problemas que toda a gente conhece mas prefere ignorar...
    FORÇA!

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  5. Em nome do grupo, agradecemos o seu apoio e o seu contributo. É sempre agradável ter a atenção de um docente de a Educação Especial, pois esta informação remete-se para tanto para nós, como para as pessoas que por aqui passam ou irão passar. Obrigada pelo seu incentivo e pelos seus comentários, esperemos que continue a seguir o nosso blog, de modo a podermos obter a sua opinião. Só assim, todos juntos é que conseguiremos marcar a diferença, lutando pela igualdade!

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  6. Quem visitar este blog, já não tem desculpa de não saberem muito acerca deste problema, está aqui bastante informação que qualquer usuário pode consultar.

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Obrigada por patilhares a tua opinião connosco.
[Para quem tiver blogue, o comentário será respondido no blogue de quem comentou para que a resposta não se perca. No caso de não o ter, a resposta será feita na mensagem comentada.]