Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa



Pois é, hoje comemora-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

O que é a Língua Gestual Portuguesa? (LGP)

Língua Gestual Portuguesa
(clicar na imagem para ampliar)

É a língua utilizada pelos surdos portugueses e é uma língua visual que se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas que comunicam em LGP.

Língua Gestual ou Linguagem Gestual?
A LGP, como todas as Línguas, tem gramática própria e um dicionário próprio, que se dá pelo nome de Gestuário, em que os significados aparecem sob a forma de gestos. A forma de comunicar dos surdos portugueses chama-se Língua Gestual Portuguesa (LGP), e não linguagem gestual, uma vez que a linguagem não tem regras fixas, nem dicionário.




" As mãos rompem o silêncio e fazem a comunicação
de quem não ouve, mas vê e sente. "

9 comentários:

  1. Aqui está um grande avanço na comunicação da humanidade, o que seria dos mudos/surdos se não houvesse este tipo de linguagem? Talvez mais uns excluídos da sociedade.... Adorava aprender esta língua, e acho que todos nós deveríamos de aprender esta língua. Por exemplo, saímos à rua normalmente e um mudo quer nos perguntar algo ou pedir algo, e esta é a única forma de eles comunicarem connosco e nós não iríamos perceber o que nos perguntavam; ou se fosse surdo, a única forma era escrever, pois também teríamos de conhecer esta língua, logo se nós não sabemos, como poderemos ajuda-los?
    Acho que o ministério da educação deveria de reflectir bem sobre isto. Eles não devem ser excluídos assim desta forma, inventaram a língua para quê? se quase ninguém a aprende?

    Boa continuação do vosso projecto :)

    ResponderEliminar
  2. Pois Daniel, concordamos plenamente contigo, daí a lutarmos pela diferença, é desta maneira que a sociedade irá se aperceber destas pequenas coisas que algumas pessoas inventaram, de modo a ajudar outros. Mais uma vez, obrigada pela tua colaboração :)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o blog!
    Ótimo projeto! Deus abençoe vocês!

    Beijo :P

    ResponderEliminar
  4. Ohh que belo post :)
    Eu gosto de língua gestual apesar de saber fazer poucos dos gestos , é uma pena!
    Eu pensava que a língua gestual era universal, nunca pensei que havia língua gestual portuguesa (e outras claro).

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo trabalho, vamos ficar atentos.
    Beijinhos, Ouro Azul.

    ResponderEliminar
  6. Amei vosso blog.
    Sou estudante universitária no curso de psicologia clínica e um dos cursos extras que vou tirar é o de lingua gestual, porque querdo puder atender a todos. :)
    Já sou vossa seguidora.
    Convido-as(os) a verem e a tornarem-se seguidores do meu blog.
    São muito bem vindos ao meu espaço.

    http://filipasimas.blogspot.com

    Beijos Felizes.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Obrigada por me encontrar.
    Queria dizer que a imagem do alfabeto da Lingua Gestual Portuguesa não é portuguesa, é internacional.
    Na minha opinão, todas as pessoas deviam aprender LGP! É importante e assim é mais fácil todos poderem comunicar. Seria uma ajuda muito grande para os surdos.

    ResponderEliminar

Obrigada por patilhares a tua opinião connosco.
[Para quem tiver blogue, o comentário será respondido no blogue de quem comentou para que a resposta não se perca. No caso de não o ter, a resposta será feita na mensagem comentada.]