Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Não temos postado muitas novidades, mas a verdade e que não há muitas, temo-nos deparado com algumas dificuldades devido a burocracias e tem sido complicado, mas hoje começamos a ver uma luz ao fundo do túnel.

Para quem não sabe,  a Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo está a sofrer obras para se tornar numa escola com mais qualidade. E o nosso grupo reuniu-se com o Arquitecto responsável pelo projecto hoje de tarde, para sabermos das acessibilidades que a escola vai possuir assim que estiver pronta e, o nosso balanço não podia ser mais positivo. A escola já possui um elevador na zona da Biblioteca para alunos em cadeira de rodas se poderem deslocar, possui um corredor de ligação do piso 3 à Biblioteca e, na outra parte que de momento não esta disponível, possui um outro elevador.
Agora sim, vai ser uma escola para todos!

8 comentários:

  1. É bom saber que as escolas modernas também começam a pensar na diferença que há entre nós e fazer a escola, de maneira que seja acessível a qualquer um de nós, para que se mantenha a Igualdade entre nós e melhorar muitas vidas que vivem na escuridão, na tristeza pois sentem-se excluidas do mundo.

    Parabéns e uma óptima continuação deste projecto

    ResponderEliminar
  2. Posso dizer que o facto das portas serem extremamente pesadas,na escola, continua a dificultar e bastante as pessoas com essas limitações. No entanto está melhor é verdade.

    E isto está muito bonito e gosto bastante da música sugerida. ;)

    ResponderEliminar
  3. Bom projecto, que tenha sucesso!

    Eugénio

    ResponderEliminar
  4. Claudia, sim o facto das portas, nos falamos isso com o arquitecto e o que ele nos disse foi que as portas cortam o fogo, de maneira que isolam aquela parte e assim os que estiverem de outro lado nao serao afectados, no fundo tem muitas regras de segurança e e um bocado dificil conseguir conjugar as coisas, mas pela conversa que tivemos com o director esta um projecto muito bom, nao e que seja entendida, mas foi o que me pareceu :).
    E la esta, a escola antiga, nao possuia condiçoes praticamente, para conseguires aceder a qualquer sala, tinhas escadas, se quisesses ir para a biblioteca tinhas de subir aquele escadorio enorme! As casas de banho embora possuissem cubiculo para pessoas em cadeira de rodas, possuiam um degrau que era impossivel uma pessoa em cadeira de rodas conseguir subir sozinha.

    Obrigada por teres partilhado a tua opiniao :)
    beijo ;)

    ResponderEliminar
  5. Ola Daniel,
    A gente compartilha da mesma opiniao, por isso e que decidimos fazer deste tema o nosso projecto, queremos mostrar a sociedade que todos somos iguais, mudar as mentalidades e quem sabe mudar algumas estruturas de acessibilidade nas ruas de Viana do Castelo e assim transmitir as outras cidades do pais tornando-o um pouquinho melhor. Se isso nao se verificar acho que ja nos contentamos com que os jovens da nossa cidade melhorem as suas atitudes e comecem a respeitar as pessoas que eles consideram "diferentes".

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. A minha turma à uns anos atrás também tivemos um projecto tipo este, é claro que não houve tanta influencia porque eramos muito novos. Mas o nosso projecto era fotografar acesso essenciais que nao estavam disponiveis para pessoas com deficiencia em Vila Nova de Anha, por exemplo a farmacia a escola primaria e assim... e se formos lá agora, estas ja possuem rampas de acesso e assim. Pouco mas já mudamos alguma coisa com aquele projecto. Por isso vocês ides conseguir algum sucesso com este projecto.

    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada por patilhares a tua opinião connosco.
[Para quem tiver blogue, o comentário será respondido no blogue de quem comentou para que a resposta não se perca. No caso de não o ter, a resposta será feita na mensagem comentada.]