Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Comemoração do dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de Dezembro

Olá a todos, caros leitores do nosso blogue. De facto, temos andado desaparecidas, mas mais vale tarde do que nunca. Com o trabalho todo de entregar o relatório intermédio não postamos aqui mais nada e, nem falamos do dia 3 de Dezembro. 

Ora, dia 3 de Dezembro foi o dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_internacional_das_pessoas_com_defici%C3%AAncia)
Enquadrando-se assim o nosso tema neste dia, decidimos realizar uma actividade de sensibilização na escola. 
Como já havíamos escrito, o sub-tema que estamos a abordar este período é a Deficiência Motora. Sendo assim, a actividade consistiu na realização de um percurso em cadeira de rodas pela escola, percurso este que compreendeu a zona do bar da nossa escola e a outra parte comum de acesso às salas. 
As regras do jogo eram simples, quem estivesse na cadeira de rodas tinha de se imaginar como um tetraplégico, ou seja, estava paralisado da cintura para baixo, pelo que apenas podiam usar as mãos para se movimentarem na cadeira. Como um dos objectivos do jogo, era o participante tivesse a maior independência possível, não foi ajudado em nada, tendo de abrir as portas que estivam fechadas e deslocar-se como se não houvesse ninguém para o ajudar. Tarefa que não foi nada fácil, porque de facto as portas da nossa escola são extremamente pesadas e é bastante difícil aceder às diversas partes da escola. 
Numa avaliação realizada por nós anteriormente apercebemo-nos de várias coisas no edifício escolar que não estavam em condições, daí termos traçado um percurso que incluísse todas as dificuldades que encontrámos. 

E, em vez de estarmos aqui a dizer por muitas palavras o que podemos mostrar, gravamos e editamos um vídeo para vocês verem e perceberem melhor.



*O vídeo apenas inclui uma parte do percurso, visto termos perdido alguns vídeos e fotografias.

Agradecemos especialmente à Trifar – Comércio de Materiais Descartáveis, porque sem o apoio desta, a actividade não teria sido possível de concretizar.
Obrigada a todos os que participaram na actividade, sem o vosso apoio e participação não teria sido possível concretizar os nossos objectivos. Obrigada!


3 comentários:

  1. Bom trabalho, sem dúvida!
    Eu nunca tinha pensado como estes percursos podem ser tão complicados para uns e tão simples para outros :x

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  2. Imagino! Sem dúvida alguma que são, e continuem esse bom trabalho :)

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  3. a nossa tem um bom acesso. Mas de andar para andar não temos rampa aliás era complicado subir 3 andares assim, chegava estafada :S
    E a obra também já é antiga. Algumas remodelações para continuar em boas condições, a estrutura continua a mesma. Mas foi posto o elevador já à algum tempo para essas pequenas dificuldades desaparecerem.

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