Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A visão

“A visão é o motor visual que dá a ignição para uma variante angular”

Na anatomia o olho define-se como um órgão delicado, que se encarrega de captar os estímulos luminosos provenientes do exterior, de modo a transforma-los em impulsos nervosos – estes são por sua vez, convertidos em imagens visuais
O termo cegueira significa, em sentido restrito, privação ou perda total da visão. No entanto, esta definição torna-se demasiada limitativa, dado que abrange apenas 5% das pessoas consideradas cegas. Portanto, denomina-se também cegueira o padecimento que sofrem as pessoas cuja vista é tão insuficiente que as incapacita para realizar uma actividade em que precisem do uso da visão. É importante referir a variedade de graus e matizes da cegueira que se podem dar; enquanto algumas pessoas acusam em ambos os olhos uma ausência total da percepção da luz, outras têm uma relativa consciência de luz, de movimento, e inclusive são capazes de distinguir algumas imagens. A determinação inexacta do que se entende por cegueira impede que se estabeleça a frequência da mesma e o número de cegos existentes no mundo.

A cegueira por ser congénita – quer dizer, estar presente desde o nascimento – ou adquirida. As causas são muito diversificadas e podem afectar qualquer sector do sistema visual: as estruturas oculares, os nervos que conduzem os estímulos visuais ao cérebro e as zonas do cérebro onde assentam os centros visuais. O padecimento pode ser também consequência de intoxicações ou de determinadas doenças do organismo, como a diabetes e a nefrite.

As possibilidades de cura da cegueira dependem fundamentalmente da causa responsável. Embora um tratamento farmacológico ou cirúrgico possa resolver alguns tipos de cegueira – por exemplo, o provocado por glaucoma, catarata ou desprendimento da retina – outros casos são difíceis de solucionar.

Os cegos devem ser instruídos para levar uma vida o mais autónomo e normal possível. Actualmente existem numerosos centros que prestam assistência aos invisuais, tanto aos que nunca tenham visto como aos que tenham perdido a visão, de forma gradual ou repentina, no decorrer da sua vida. O alfabeto Braille tem uma importância fundamental como instrumento de integração de milhares de cegos na sociedade. Além dos métodos de leitura e de escrita, a adaptação dos cegos inclui uma série de aspectos que vão desde os cães exercitados para guiar os invisuais até aos mais mais modernos e técnicas educacionais.

         A cegueira pode dever-se a uma lesão localizada em qualquer estrutura ocular ou então no trajecto dos nervos que conduzem os estímulos visuais ao cérebro.
Os nervos ópticos provenientes de cada olho juntam-se na base do cérebro numa estrutura chamada quiasmo óptico. No quiasmo, as fibras nervosas da metade direita e de cada olho, que transmitem mensagens visuais dos objectos situados à esquerda da pessoa, penetram na metade direita do cérebro; por seu lado, as fibras que provêm da metade esquerda do olho entram na metade esquerda do cérebro. Como consequência, quando um lado do cérebro se lesiona, o lado oposto do campo visual é reduzido.
Existem três lesões no trajecto das fibras nervosas, mais abaixo encontram-se os efeitos destas lesões sobre o campo visual:

o   Lesão do nervo óptico direito provoca cegueira total do olho direito;

      o   Lesão do quiasmo óptico provoca cegueira parcial dos dois olhos;
   
      o  A lesão do lóbulo occipital esquerdo provoca perda parcial da visão dos dois olhos

3 comentários:

  1. Muito obrigada por nos visitarem e deixarem a vossa opinião. O vosso projecto está muitíssimo interessante, abordando três tipos de deficiências, sendo que a que nos toca mais é a visual.
    Podem-nos contactar sempre que quiserem que responderemos com todo o gosto.
    Em nome do grupo desejamo-vos um bom trabalho, Filipa Paulino

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo bom trabalho (:
    Um beijinho, Vidas Especiais.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada "Vidas especiais" vocês também tem feito um trabalho, parabéns ;)
    Beijinhos e boa sorte para o futuro ;)
    P.s. Pedimos desculpas desde já por não termos comentado no vosso blogue mas acontece que infelizmente não conseguimos, deve ter havido um problema informático da nossa parte :/

    ResponderEliminar

Obrigada por patilhares a tua opinião connosco.
[Para quem tiver blogue, o comentário será respondido no blogue de quem comentou para que a resposta não se perca. No caso de não o ter, a resposta será feita na mensagem comentada.]