Depois de uma sugestão feita pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a TMN decidiu lançar um telemóvel concebido especialmente para os cidadãos com deficiência visual, que lê em voz alta todas as informações que aparecem no ecrã.
O equipamento base deste projecto - baptizado como DIX - é um Nokia 6600 integrado com a aplicação Mobile Speak, um software desenvolvido pela Code Factory, adaptado para a TMN e para a língua portuguesa.
O DIX «lê em voz alta ao seu utilizador todo o texto escrito no visor», auxiliando-o na escolha de funções que, de outra forma, seriam inacessíveis.
Entre estas funções, a TMN destaca o relógio, a agenda, o bloco de notas, a calculadora e as mensagens escritas (SMS).
Este aparelho tem como público alvo uma comunidade de cerca de 160 mil pessoas - 20 mil cegos e 140 mil amblíopes (pessoas com capacidade visual muito reduzida) - que podem assim beneficiar de uma série de serviços que até aqui lhes eram vedados.
«Nesta comunidade, o telefone móvel é considerado uma ajuda da maior importância e o interesse pelas tecnologias que permitam o aproveitamento de todos os seus serviços e potencialidade é grande, nomeadamente no domínio das mensagens escritas», justifica a TMN, em comunicado.
É possível obter o equipamento nas lojas TMN ou através da ACAPO.
O telemóvel vai ter o mesmo preço que o modelo semelhante sem estas funcionalidades especiais, ou seja, 299,9 euros.
informação retirada de http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/779
Sim sim, fico feliz que tenha entendido (:
ResponderEliminarMuitíssimo obrigada, juro que não tenho nada contra, o problema é comigo ... sou eu que no momento estou insegura por tanta responsabilidade. Mas, gostei muito da ideia proposta neste blog, mediante o que me falaram por comentário, portanto prometo ajudar no que for preciso e que, claro, estiver a meu alcance, será um imenso prazer! Forte abraço e felicidades para todos que fazem parte do grupo =D
Abraços.
um bocado inacessivel para alguns a nível de preço, mas uma óptima ideia!!
ResponderEliminarPois concordo com a R. mas não deixa de ser uma boa ideia :-)
ResponderEliminarMuito obrigada :)
ResponderEliminarÉ uma grande iniciativa, pena ser tão caro!
Beijinhos, Ouro Azul.