Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Comemoração do Dia Internacional da Bengala Branca

O "Dia Internacional da Bengala Branca" foi também comemorado na nossa cidade, Viana do Castelo. A ACAPO, Associação dos Cegos e Ambílopes de Portugal, não podia deixar passar este evento e então, marcou presença na Praça da República e ao lado da Caixa Geral de Depósitos. Uma actividade que propuseram a quem quisesse experimentar, foi fazer um percurso com os olhos vendados e com uma bengala. Aceitámos o desafio, e podem crer, que não é apenas pegar numa bengala e abaná-la para os lados. E hoje, nós tivemos a percepção disso, passando a dar muito mais valor pessoas com deficiência e que vivem o seu dia-a-dia como nós. Assim que for possível postamos um video com o nosso desempenho.


Mas a nossa escola também esteve presente na comemoração deste evento, alunos da turma de Animação Sócio-Cultural marcaram presença em vários pontos da cidade alertando as pessoas para as dificuldades que os deficientes motores e visuais, principalmente possuem. 

2 comentários:

  1. Na última fotografia, é bem visível um dos problemas das pessoas com deficiência, hoje em dia é normalíssimo irmos às caixas de multibanco levantarmos dinheiro, e que algumas pessoas não o podem levantar pois não há caixas de multibanco acessíveis a elas, em que algumas têm que pedir a estranhos para lhes levantar dinheiro e que com isto podem ser assaltados muito facilmente

    ResponderEliminar
  2. gostei imenso das fotografias e achei o projecto muito interessante. A ideia de sensibilizarem as pessoas para as poucas condições que os deficientes motores, visuais e auditivos têm na sociedade e o facto de nos darem a conhecer um bocadinho dos 'seus mundos', como a Língua Gestual, é óptima. Espero que o projecto tenha sucesso e que consigam marcar uma diferença.

    Posso dar a conhecer o vosso blog através do meu?

    p.s.:há uns anos tive um workshop de braille e confesso que fiquei fascinada, fica a sugestão para um post no vosso blog!

    ResponderEliminar

Obrigada por patilhares a tua opinião connosco.
[Para quem tiver blogue, o comentário será respondido no blogue de quem comentou para que a resposta não se perca. No caso de não o ter, a resposta será feita na mensagem comentada.]