Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sentidos sem Barreiras

Estará até amanhã a decorrer uma exposição denominada de "Sentidos sem Barreiras" no Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
"O acontecimento fulcral deste evento é a exposição fotográfica Olhares Tácteis, para ver com as pontas dos dedos. Exposição que surgiu do desejo de Yann Arthus-Bertrand, para quem a arte é universal, de partilhar o seu olhar fotográfico com cegos e deficientes visuais. Para tal, colocou este desafio a Alain Mikli, criador de óculos e apaixonado por tudo o que diz respeito à visão, que o aceitou. 
A exposição é constituída pela criação táctil de Alain Mikli: Imagens tácteis em relevo, a preto e branco, em placas de acetato de celulose, que permitem aos deficientes visuais partilharem impressões com a sua família e amigos.
Cada imagem táctil é apresentada com legendas explicativas e uma cópia da foto original. A legenda retoma a explicação de Yann Arthus-Bertrand da foto e da mensagem que ela ilustra.
Cada legenda descreve também a imagem táctil, dando indicações sobre a respectiva foto, como o ângulo ou a altitude a que foi feita. Indica igualmente os elementos em baixo e alto relevo que constituem a imagem táctil."
Exemplo de uma das fotografias em relevo.

"A realização deste evento proporciona também aos normo-visuais (termo que os cegos usam para designar quem não tem problemas de visão), uma experiência de privação de visão que, certamente, irá enriquecer a sua experiência, e olhar com novos olhos e maior respeito os cegos e deficientes visuais."

Horário:
O museu, está aberto entre 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por patilhares a tua opinião connosco.
[Para quem tiver blogue, o comentário será respondido no blogue de quem comentou para que a resposta não se perca. No caso de não o ter, a resposta será feita na mensagem comentada.]