Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

domingo, 9 de janeiro de 2011

1ª Marcha Nacional Pela Igualdade

Recebemos na nossa caixa de entrada este mail:


"1ª Marcha Nacional Pela Igualdade, a realizar dia 11 de Junho de 2011 na Av. da Liberdade em Lisboa.[/size]
Somos três cidadãos portugueses com deficiência, independentes e sem ligação a nenhuma força política, religiosa ou associativa, que cansados de ver os seus sonhos roubados e direitos assassinados, resolveram agir. Queremos sensibilizar a população em geral para a nossa causa. Mostrar à sociedade e poder político, que a deficiência existe e que é vivida todos os dias. Que temos deveres mas também direitos como todos os outros cidadãos. Por isso, resolvemos nos mobilizar e sair para a rua, na tentativa de criar um movimento vivo e unido em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva. 
Sabemos onde estamos, o que queremos! Queremos ser felizes, respeitados, queremos o nosso espaço, entender que a vida não é tão complicada como nos fazem crer forçando-nos a interiorização da limitação de um caminho traçado. Caminhamos pelo direito a escolher o nosso caminho, para que nos aceitem com as nossas diferenças, mas principalmente que nos deixem fazer acontecer e, por direito, fazer parte deste mundo e com ele interagir. 
Excluídos não podemos mais continuar. Nós estamos em todo o lugar e ninguém nos vê. Porquê? Porque se recusam a olhar. Estamos impedidos de entrar num hospital, clínica, restaurante, escola. Afastados do emprego, educação, transportes públicos, impedidos de ter uma simples cadeira de rodas, cegos de atravessar uma passadeira sem ajuda, surdos privados das notícias dos telejornais... Como não agirmos e nos unirmos?!
Vamos também mostrar a todos os outros que estão acamados, totalmente dependentes e seus familiares, que não estão sós. Vemo-nos neles.
Desejamos e precisamos muito da vossa colaboração e participação. Vamos provar que estão errados os que dizem que não somos unidos e incapazes de nos mobilizar. Vamos juntos caminhar por uma sociedade que se deve assumir responsável e inclusiva, em que sejam respeitados os direitos e proporcionadas oportunidades a todos por IGUAL!!
Os organizadores
Eduardo Jorge (tetraplégico e administrador do Blogue Tetraplégicos)
Miguel Loureiro (poliomiolite e administrador do Deficiente-Fórum)
Élio Castelo (amputado)

Divulguem a todos os vossos contactos
Obrigado"

É de facto um evento interessante para promover a Igualdade entre a Diferença. 
'Bora participar?

Imagem ilustrativa de uma manifestação, de deviantart.com

1 comentário:

  1. Olá!
    Bom, eu não tenho facebook, mas tbm não estou interessada em fazê-lo ... não é por nenhum motivo bruto não. É que minha vida ta uma correria só... e ja participo de muitas redes sociais! Tenho medo de num dar conta... Mas enfim, se mudar de ideia aviso aqui no blog.

    Abraços!

    ResponderEliminar

Obrigada por patilhares a tua opinião connosco.
[Para quem tiver blogue, o comentário será respondido no blogue de quem comentou para que a resposta não se perca. No caso de não o ter, a resposta será feita na mensagem comentada.]