A TMN anunciou o lançamento de um novo telemóvel especialmente dirigido aos cidadãos com deficiências visuais que lê em voz alta todas as informações que aparecem no ecrã.
Depois de uma sugestão feita pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a TMN decidiu lançar um telemóvel concebido especialmente para os cidadãos com deficiência visual, que lê em voz alta todas as informações que aparecem no ecrã.
O equipamento base deste projecto - baptizado como DIX - é um Nokia 6600 integrado com a aplicação Mobile Speak, um software desenvolvido pela Code Factory, adaptado para a TMN e para a língua portuguesa.
O DIX «lê em voz alta ao seu utilizador todo o texto escrito no visor», auxiliando-o na escolha de funções que, de outra forma, seriam inacessíveis.
Entre estas funções, a TMN destaca o relógio, a agenda, o bloco de notas, a calculadora e as mensagens escritas (SMS).
Este aparelho tem como público alvo uma comunidade de cerca de 160 mil pessoas - 20 mil cegos e 140 mil amblíopes (pessoas com capacidade visual muito reduzida) - que podem assim beneficiar de uma série de serviços que até aqui lhes eram vedados.
«Nesta comunidade, o telefone móvel é considerado uma ajuda da maior importância e o interesse pelas tecnologias que permitam o aproveitamento de todos os seus serviços e potencialidade é grande, nomeadamente no domínio das mensagens escritas», justifica a TMN, em comunicado.
É possível obter o equipamento nas lojas TMN ou através da ACAPO.
O telemóvel vai ter o mesmo preço que o modelo semelhante sem estas funcionalidades especiais, ou seja, 299,9 euros.
informação retirada de http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/779
Sim sim, fico feliz que tenha entendido (:
ResponderEliminarMuitíssimo obrigada, juro que não tenho nada contra, o problema é comigo ... sou eu que no momento estou insegura por tanta responsabilidade. Mas, gostei muito da ideia proposta neste blog, mediante o que me falaram por comentário, portanto prometo ajudar no que for preciso e que, claro, estiver a meu alcance, será um imenso prazer! Forte abraço e felicidades para todos que fazem parte do grupo =D
Abraços.
um bocado inacessivel para alguns a nível de preço, mas uma óptima ideia!!
ResponderEliminarPois concordo com a R. mas não deixa de ser uma boa ideia :-)
ResponderEliminarMuito obrigada :)
ResponderEliminarÉ uma grande iniciativa, pena ser tão caro!
Beijinhos, Ouro Azul.