Gabriel Macchi |
Gabriel Macchi, atleta paralímpico do Fundão, medalha de bronze nos 5 mil metros do Campeonato Europeu de Atletismo da IBSA (Federação Internacional de Desporto para Cegos), em 2009, na Grécia e 14º classificado na Maratona dos Jogos Paralímpicos de Pequim2008, está a pagar as despesas de preparação para o Mundial da modalidade, a decorrer este mês na Nova Zelândia. O atleta lamenta o atraso das verbas da federação.
Todas as despesas de preparação para o Mundial de Atletismo em Desporto Adaptado estão a sair do bolso de Gabriel Macchi.
"Tudo aquilo que preciso para a minha preparação sai do rendimento familiar. Não tenho patrocínios e as verbas da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) estão muito atrasadas", lamenta o professor de Educação Física do Agrupamento de Escolas da Serra da Gardunha.
O atleta de 35 anos parte no dia 13 com a comitiva nacional para a Nova Zelândia, onde vai disputar os 10 mil metros (modalidade em que é recordista nacional) e a maratona. Gabriel Macchi, invisual, não pôde realizar nenhum estágio em altitude, treina "nas ruas do Fundão, com menos trânsito", e tem de fazê-lo nas bermas, já que nos passeios há postes e sinais.
Mostra-se desiludido pela "diferenciação de tratamento" em relação aos atletas olímpicos, que, explica, "não têm estas dificuldades na preparação". Como está incluído no Projecto Paralímpico Londres2012, o CPP paga as despesas de deslocação "em detrimento do apoio e para o material que devia existir a este nível".
Gabriel Macchi, acompanhado pelo guia Martim Nunes, corre os 10 mil metros no dia 23 de Janeiro e a maratona no dia 30. As medalhas são o objectivo.
informação retirada de http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Gabriel-Macchi-paga-despesas-do-proprio-bolso.rtp&article=405228&layout=55&visual=16&tm=46
É triste, que num país desenvolvido como o nosso ainda haja deste tipo de coisas. Acções de sensibilização são concretizadas cada vez com mais frequência e, mesmo assim é isto que se vê.
Gabriel Macchi é um exemplo para todos aqueles que acham que não é possível ter uma vida normal possuindo uma deficiência. Aprendamos com estes exemplos a promover a IGUALDADE na Diferença!
20 para todas é que era :D boa sorte, beijinhos :)
ResponderEliminarOlá! É com muito agradecimento que respondemos ao comentário que deixaram no nosso blog, em especial à pessoa individual que deu a sua opinião face á eutanásia.
ResponderEliminarDeste modo, esperemos que continuem a seguir o nosso blog, assim como nós vamos fazer com o vosso.
Aproveitamos, também, para realçar a importância do vosso tema, o qual muitas vezes deixamos passar ao lado, sem darmos qualquer valor!
Obrigado, e continuação de um bom projecto!
Muito obrigada!
ResponderEliminarO nosso não vai ser possível mas temos a certeza que também irão gostar do que foi seleccionado!
Desejamos o maior sucesso para o vosso trabalho!
Sobre Rodas
Olá!
ResponderEliminarAntes de mais muito obrigada por todo apoio!!
Marcar a diferença é sem duvida o que pretendemos! Queremos mostrar a toda a gente, tal como vocês, que a deficiência não impede uma vida normal em sociedade! É bom saber que há muita gente empenhada em passar a mensagem...
Beijinhos :)
Boa sorte para o vosso projecto, que tudo corra pelo melhor (;
ResponderEliminarUm beijinho, Vidas Especiais.