Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Gabriel Macchi paga despesas do próprio bolso

Gabriel Macchi
Gabriel Macchi, atleta paralímpico do Fundão, medalha de bronze nos 5 mil metros do Campeonato Europeu de Atletismo da IBSA (Federação Internacional de Desporto para Cegos), em 2009, na Grécia e 14º classificado na Maratona dos Jogos Paralímpicos de Pequim2008, está a pagar as despesas de preparação para o Mundial da modalidade, a decorrer este mês na Nova Zelândia. O atleta lamenta o atraso das verbas da federação.

Todas as despesas de preparação para o Mundial de Atletismo em Desporto Adaptado estão a sair do bolso de Gabriel Macchi.

"Tudo aquilo que preciso para a minha preparação sai do rendimento familiar. Não tenho patrocínios e as verbas da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) estão muito atrasadas", lamenta o professor de Educação Física do Agrupamento de Escolas da Serra da Gardunha.

O atleta de 35 anos parte no dia 13 com a comitiva nacional para a Nova Zelândia, onde vai disputar os 10 mil metros (modalidade em que é recordista nacional) e a maratona. Gabriel Macchi, invisual, não pôde realizar nenhum estágio em altitude, treina "nas ruas do Fundão, com menos trânsito", e tem de fazê-lo nas bermas, já que nos passeios há postes e sinais.

Mostra-se desiludido pela "diferenciação de tratamento" em relação aos atletas olímpicos, que, explica, "não têm estas dificuldades na preparação". Como está incluído no Projecto Paralímpico Londres2012, o CPP paga as despesas de deslocação "em detrimento do apoio e para o material que devia existir a este nível".

Gabriel Macchi, acompanhado pelo guia Martim Nunes, corre os 10 mil metros no dia 23 de Janeiro e a maratona no dia 30. As medalhas são o objectivo.


É triste, que num país desenvolvido como o nosso ainda haja deste tipo de coisas. Acções de sensibilização são concretizadas cada vez com mais frequência e, mesmo assim é isto que se vê. 

Gabriel Macchi é um exemplo para todos aqueles que acham que não é possível ter uma vida normal possuindo uma deficiência. Aprendamos com estes exemplos a promover a IGUALDADE na Diferença!

5 comentários:

  1. 20 para todas é que era :D boa sorte, beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá! É com muito agradecimento que respondemos ao comentário que deixaram no nosso blog, em especial à pessoa individual que deu a sua opinião face á eutanásia.
    Deste modo, esperemos que continuem a seguir o nosso blog, assim como nós vamos fazer com o vosso.
    Aproveitamos, também, para realçar a importância do vosso tema, o qual muitas vezes deixamos passar ao lado, sem darmos qualquer valor!
    Obrigado, e continuação de um bom projecto!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada!

    O nosso não vai ser possível mas temos a certeza que também irão gostar do que foi seleccionado!

    Desejamos o maior sucesso para o vosso trabalho!

    Sobre Rodas

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Antes de mais muito obrigada por todo apoio!!
    Marcar a diferença é sem duvida o que pretendemos! Queremos mostrar a toda a gente, tal como vocês, que a deficiência não impede uma vida normal em sociedade! É bom saber que há muita gente empenhada em passar a mensagem...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Boa sorte para o vosso projecto, que tudo corra pelo melhor (;
    Um beijinho, Vidas Especiais.

    ResponderEliminar

Obrigada por patilhares a tua opinião connosco.
[Para quem tiver blogue, o comentário será respondido no blogue de quem comentou para que a resposta não se perca. No caso de não o ter, a resposta será feita na mensagem comentada.]