Este blogue já não se encontra activo. Foi produto do trabalho desenvolvido pelo grupo de 4 alunas da Escola Secundária de Monserrate de Viana do Castelo, no ano lectivo 2010/2011.
Contudo, decidimos não apagar o blogue e deixar para os futuros visitantes alguma informação por nós recolhida no recorrer deste trabalho.
Obrigada àqueles que contactaram connosco e deixaram o seu feedback, foi de facto importante para o desenvolvimento deste trabalho.

sábado, 2 de abril de 2011

Como é que os surdos ou os mudos telefonam para o 112?

Certamente já te perguntaste como é que os surdos ou os mudos telefonam para o 112. Bem, se não perguntaste, eu já e era uma coisa que me intrigava bastante, então resolvi pesquisar...



O TS - telefone para surdos ou surdos-mudos - (ou TDD, do inglês telecommunications device for the deaf) é um aparelho que permite que os mudos, surdos ou deficientes auditivos se comuniquem pelo telefone. Ao invés de conversar normalmente, o usuário escreve usando o teclado do aparelho (que é semelhante a uma máquina de dactilografia). Para realizar a comunicação telefónica são necessários dois TDDs, a menos que a chamada seja feita através do Serviço de Intermediação Surdo Ouvinte. 

Telefone para Surdos(TPS)
O TS é tradicionalmente utilizado de duas maneiras: colocando-se o receptor telefónico nos acopladores acústicos do TS ou conectando-se o TS directamente a uma linha telefónica analógica. Ambos os métodos apresentam vantagens. Em lugares barulhentos, a Conexão Directa elimina barulhos externos que possam atrapalhar, alertando o usuário quando o telefone tocar (através de uma luz sinalizadora ou da indicação na tela de texto do aparelho). Além disso, possibilita seleccionar Atendimento Automático (auto-answer) e discagem directamente do teclado. O uso Acústico é conveniente quando não se dispõe de uma linha exclusiva para o TS ou em ambientes que não suportam conexão analógica.


*Não se encontra escrito com o novo acordo ortográfico, até podia dizer que estava uma vez que tirei isto de um site brasileiro, mas fiz questão de o corrigir de acordo com o acordo ortográfico que sempre acompanhou a minha vida escolar.

imagens do google

3 comentários:

  1. Também não sabia, apesar de também me intrigar. Uma vez na brincadeira perguntaram-me e eu disse eles tem um telefone só para eles, e na verdade não estava errada. As coisas que eu sei sem saber ;)


    Muito interessante, parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom trabalho (:
    Um beijinho, Vidas Especiais.

    ResponderEliminar

Obrigada por patilhares a tua opinião connosco.
[Para quem tiver blogue, o comentário será respondido no blogue de quem comentou para que a resposta não se perca. No caso de não o ter, a resposta será feita na mensagem comentada.]